modobulb

Fotografia pintada ao ar livre – Pinturas e Platibandas

Posted in exposições by modobulb on July 23, 2010

Recentemente visitamos a belíssima exposição Pinturas e Platibandas, da fotógrafa Anna Mariani. De uma imensa quantidade de imagens, aproximadamente 2000 feitas entre 1976 e 1987, das fachadas das casas caiadas do Nordeste brasileiro, o Instituto Moreira Salles, sob curadoria do critico de arte Rodrigo Naves, expõe 24 delas e relança o livro homônimo (1a edição 1987).

Anna Mariani, Serrinha, 1983 - Bahia

Essa adorável série, feita por uma mulher extremamente sensível precisa ser vista, sobretudo porque quebra a dureza das imagens comumente veiculadas sobre o Nordeste do Brasil, refazendo a delicadeza do Sertão com suas fachadas pintadas como aquarelas esmaecidas pelo tempo, relembrando a art-deco e a pintura a pastel dos grandes mestres.

Anna Mariani, Poço de Fora, c.1980 - Bahia

Num formalismo técnico de captura de imagens frontais, a autora exclui a presença humana, retomando-a através das imagens pelo caprichoso cuidado com as fachadas das casas, cuidadosamente pintadas por seus proprietários.

As cores, as fotografias, a arquitetura, as cidades no trabalho de Mariani são simples e próximos, sem deixar de convidar a reflexão. O livro contem imagens lindas de Anna e textos de Caetano Veloso, Ariano Suassuna e Jean Baudrillard, inesperadamente juntos por uma rica produção já há algum tempo não vista no Brasil.

Anna Mariani, Fazenda Nova, 1985 - Pernambuco

Desconfio de que esta seja a primeira vez que a nossa geração esteja vendo esse trabalho numa exposição. Foi um prazer conhecê-lo.
Anna Mariani teve seu trabalho exposto na Bienal de São Paulo em 1987, e seguiu para outros países como França, Alemanha e Finlândia. Agora, a exposição está em cartaz no IMS-SP, de 17 de junho a 8 de agosto de 2010.
Já o livro tem uma edição primorosa, guiando o leitor/espectador por um caminho suave na imensa e, ao mesmo tempo, sutil paleta de cores das fachadas e platibandas, estas construídas cuidadosamente para proteger os pedestres da caída da água das chuvas que adicionam uma característica gráfica, única dessa típica forma de arquitetura brasileira.

Anna Mariani, Pindoba, 1983 - Bahia

Confiram o vídeo, no qual Anna Mariani fala sobre seu projeto, livro, exposição, platibandas, cal, história e como conseguiu o texto de Caetano para integrar o seu trabalho:

Aqui, um texto do Juan Esteves sobre o livro e a exposição, no blog do Paraty em Foco.

Anna Mariani e Edgard Degas

Visitem:
Anna Mariani: pinturas e platibandas
De 17 de junho a 8 de agosto de 2010
De terça a sexta, das 13h às 19h. Sábados e domingos, das 11h às 18h
Entrada franca.

Instituto Moreira Salles – São Paulo-SP
Rua Piauí, 844, Higienópolis
Tel.: 11 3825-2560

About these ads

One Response

Subscribe to comments with RSS.

  1. [...] O trabalho de Gustavo Lacerda, que está sendo exposto, atualmente, na 18a edição da Pirelli-Masp, intitulado Albinos é de outro tom. As cores acalmam, a plasticidade é explorada pela suavidade das passagens dos tons pastéis que permeiam a obra, que se assemelham a pinturas de grandes artistas como Edgard Degas ou até a fotografia de Anna Mariani. [...]


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 32 other followers

%d bloggers like this: