modobulb

na cabeça – 01

Posted in na cabeça by modobulb on October 28, 2009

Na Cabeça é uma seção fixa do blog modobulb, nela dividiremos com o leitor uma imagem que está presente, atualmente, em nossa memória de forma marcante e forte. Aqui, publicaremos a imagem e discutiremos os motivos pelos quais ela nos causa encantamento.

Convidaremos algumas pessoas para fazer o mesmo, dividir conosco as imagens que estão nas suas cabeças e para falar um pouco sobre elas.

* inspirada pela leitura das páginas “on my mind” da Revista FOAM. (é…. gostamos mesmo dessa revista)

Vamos começar então……

Na cabeça : Lua Morena Cruz.

image002

Ideologies - Emanuele Fontanesi

Essa imagem me fascina por que ela cria uma aura em si mesma que me envolve como espectadora e como personagem.

Olhando para eles eu penso: “onde vamos chegar com esse merda toda?”

Escuto: Uma multidão ensandecida, na Bastille, revirando carros, respirando gás lacrimogênico, com paus, pedras e armas na mão.

Sinto: como se eu estivesse lá só para fazer o retrato de um casal que vai dar tudo por uma ideologia, seja ela fracassada ou não, e quer apenas ter a sua imagem gravada pra sempre, como nos retratos mais remotos.

Eu olho as suas expressões, tão confiantes, tão crédulas em algo completamente intangível, mas que me fazem acreditar que eu quase posso segurar com as minhas mãos.

Ideologies é  uma imagem do fotografo italiano residente em Paris, Emanuele Fontanesi, cujo trabalho me chamou atenção por ser marcadamente referenciado pela estética cinematográfica dos anos 1970, por ter uma despretensão deliciosa, por me fazer imaginar que eles (Philipine e Manu), hoje meus amigos, nessa situação poderiam ser dois revolucionários prontos para entrar em combate por acreditar em algo verdadeiro.

Na Cabeça : Felipe Russo

norfolk_1

Simon Norfolk

Quando vi o livro Afghanistan: Chronotopia de Simon Norfolk foi como uma revelação. A Guerra no Afeganistão se transformou ou pelo menos a imagem que eu fazia dela. Norfolk foi fotojornalista até 1994 quando decidiu investigar as guerras, a industria bélica, a política envolvida nesses conflitos e sua influência na vida das pessoas comuns. Fez isso usando uma camera de grande formato e o comportamento de um fotógrafo de  paisagem.

Em Afghanistan: Chronotopia  o fotógrafo mostra um país em ruínas. Cinemas, museus, teatros, parques e outras áreas comuns a todas as cidades do mundo,  símbolos do convívio social, agora são paisagens desoladas repletas de marcas da guerra que passou.

A imagem de capa do livro nunca saiu da minha cabeça, carrego ela como uma tatuagem que quase diariamente é lembrada.

A imagem é de um parque em Kabul. Nela vemos as ruinas de uma casa de chá, ruínas essas que lembram mais um sítio arquelológico. A direita do quadro escadas dão acesso ao que, provavelmente, foi uma varanda onde o chá era servido. A imagem é quase toda monocromática, terra, só um ponto na imagem emana cor. Um homem em pé segura um punhado de balões amarrados a um bastão. Costumo ver esse homem como um herói de Guerra. É impossível não pensar nas crianças que depois de viverem os hororres desse conflito, hoje cresçem nessa paisagem desoladora. Fico pensando na importância desse homem, na alegria, mesmo que fugaz, que sua presença provoca.

Na legenda o texto diz “Balões eram ilegais durante o Regime Taliban, mais agora vendedores de balão são comuns nas ruas de Kabul”.

O vendedor de balão na imagem de Simon Norfolk assume um valor de representação enorme, antes proibido de circular, ele agora vende seus balões pelas ruas de Kabul. Porém, quem os compra? Seria mesmo a “liberação da venda de balões” o motivo desse conflito? O homem com os balões é uma figura pequena, desarmada, frágil mergulhada em uma enorme paisagem política, onde a vontade de poucos altera, profundamente, a vida de muitos.

Em uma única imagem Simom Norfolk é capaz de representar, com aparente simplicidade, a complexidade e os efeitos devastadores da Guerra.

Vendo essa foto minha reação é de gratidão e esperança. Gratidão a pessoas como Simon Norfolk que dedicam a sua vida a pensar e produzir imagens como essa. Esperança de que essa imagem possa ser vista pelo maior número possível de pessoas e que pelo menos uma fração delas possa se transformar ao vê-la.

5 Responses

Subscribe to comments with RSS.

  1. Jefferson said, on October 30, 2009 at 3:42 am

    Nossa muito legal esse post.. Gostei muito tbm da imagem do Afeganistão.. bem forte a imagem com tudo em ruínas e o cara vendendo balões..

    • modobulb said, on October 30, 2009 at 9:56 am

      Legal Jefferson!! Levo o livro sábado para você conhecer o trabalho todo.
      Abraço

  2. Fábio Messias said, on November 24, 2009 at 7:27 pm

    Sim, beeem legal essa seção no blog!
    Achei demais a imagem do Emanuele Fontanesi e toda a interpretação pela Lua. A imagem é realmente tão “cinematográfica” que geraria centenas de histórias em cada cabeça…
    E a imagem do Simon Norfolk, minha nossa… é de emudecer…
    Felipe, se você estiver se referindo à Panamericana de manhã sobre levar o livro no sábado para o Jefferson ver, poxa, se possível eu gostaria de ver também (eu sou o aluno do Daniel que você chegou a ver algumas fotos minhas – da molecada empinando pipa, tal…).🙂

    • modobulb said, on November 25, 2009 at 4:46 pm

      Fala Fábio, lembro bem do seu trabalho. Obrigado pela visita, estamos meio sem tempo de atualizer o blog mais logo vamos retomar os posts. Cara levo o livro no sábado pra você dar uma olhada.
      Abraço

  3. Fábio Messias said, on November 25, 2009 at 9:50 pm

    Nossa, não tinha me ligado que o comentário do Jefferson é antigo, hehe. Viajei…

    Mas legal! Você levar no sábado seria bem bacana!

    Valeu, Felipe! E SIM, atualizem!!!🙂


Leave a Reply

