modobulb

Correspondências 01

Posted in correspondências by modobulb on January 12, 2010

Correspondências é mais uma sessão fixa do modobulb, nela pretendemos colocar lado a lado imagens que mesmo separadas pelo tempo e espaço possuem forte correspondência temática e (ou) estética. Com isso esperamos provocar uma reflexão sobre a prática fotográfica ao longo de sua história.

Para essa primeira correspondência escolhemos duas fotos com grande valor histórico, documentos de acontecimentos que marcaram a história Americana.

A primeira, mais recente, é de Thomas Hoepker grande fotógrafo Alemão membro da Agencia Magnum. Hoepker tem uma carreira que se mistura a história da fotografia em revista, tendo registrado a construção e queda do muro de Berlin, acompanhando Mohamed Ali durante meses alem de ter fotografado todos os principais artistas da pop art Americana. Thomas Hoepker é o homem por traz de muitas fotos icônicas, mais nenhuma ganhou tanta notoriedade   quanto sua foto do atentado de  11 de Setembro  em Nova York.

O fotógrafo fez essa imagem logo apos a queda da segunda torre enquanto tentava chegar mais perto da região do acidente. O que é mais interessante ainda é que ele só decidiu publicá-la 5 anos depois, Thomas acreditava que a imagem não transmitia a sensação e comoção que ele presenciou no dia. Segundo ele, o registro é resultado do acaso e apresenta ambigüidade típica de um snapshot jornalístico que ignora os instantes antes e depois do segunda capturado podendo assim criar novos contextos. Mesmo depois de todo esse tempo a imagem deixou a opinião pública Americana estarrecida, as pessoas na foto foram transformadas em representantes de uma juventude alienada que “tomava banho de sol” num dia como o 11 de setembro. Jornais, blogs e fóruns de discussão  promoveram debates acalorados sobre a imagem, os jovens na foto e o papel de Thomas como jornalista e fotografo no dia do incidente.

Thomas Hoepker

As outras duas imagens (dois instantes de uma mesma cena) são de Arnold Genthe do incêndio em São Francisco em 1906. Assim como Hoepker, Genthe é Alemão, nascido em 1869 imigrou para os EUA em 1895.  Arnold Genthe é mais conhecido por seu retratos de políticos e celebridades do cinema Americano como,  Theodore Roosevelt e Greta Garbo, porem assim como Hoepker ao perceber a magnitude do fogo que atingia a cidade de São Francisco Genthe pegou sua câmera.  Nesse período, 1906, eventos como esse já eram registrados por fotógrafos e suas pesadas câmaras de madeira. Aqui ao contrario do que vemos com a imagem do 11 de setembro temos dois instantes distintos de uma mesma cena.  Como num jogo dos 7 erros podemos investigar as mudanças no quadro e no comportamento das pessoas. As mulheres ao centro, por exemplo, deixam de olhar a catástrofe que atinge a cidade e se viram para sorrir para câmera. A escolha  do instante a ser mostrado, publicado, mais uma vez pode alterar profundamente a interpretação da imagem e a visão que teríamos desse incidente e da relação das pessoas no quadro com o mesmo.

Arnold Genthe

É incrível olhar essas duas imagens separadas por 95 anos e com semelhanças tão marcantes. Alem, é claro, da temática, os dois fotógrafos usam o quadro de forma muito parecida. No primeiro plano estão as pessoas, separadas de um grande acontecimento pela distância, ao fundo a fumaça ocupa o segundo plano marcando o local do desastre. Os dois fotógrafos se mostram interessados em estabelecer uma relação entre as pessoas e o incidente ao fundo, a questão é que na grande maioria das vezes uma fotografia isolada não é capaz de cumprir  essa tarefa, muito menos quando questões políticas tão complexas como as do 11 de Setembro estão envolvidas.

Desde de sua criação, devido as características próprias dessa mídia, as pessoas que praticam e pensam a fotografia vem se confrontando com esse tipo de questão. O maravilhoso é perceber que cada vez mais se discute, e a forma como a fotografia é utilizada para comunicar, registrar e opinar sobre o mundo em que vivemos é reinventada.

2 Responses

Subscribe to comments with RSS.

  1. Fernando Banzi said, on February 19, 2010 at 4:13 pm

    Passo para deixar um oi.
    Não tinha acessado o blog – ótima fonte de informação – estarei sempre antenado nos textos e links postados.

    Parabéns pelo conteúdo.
    Grande abraço.

  2. modobulb said, on February 19, 2010 at 5:49 pm

    Obrigado pela visita Fernando! Contamos com sua participação e comentários.

    Abraços, Felipe e Lua


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: