modobulb

Outubro intenso

Posted in exposições, festivais by modobulb on October 23, 2010

Devemos uma boa explicação para um sumiço de quase 20 dias aqui no modobulb. O fato é que eu, Lua, estava terminando a monografia para a conclusão da pós-graduação, enquanto paralelamente realizamos a montagem da primeira fase da exposição do Incubadora (o debate). Por esses motivos não conseguimos postar nada das muitas coisas, super bacanas, que aconteceram e estão acontecendo como o 2 ºFórum Latino Americano de Fotografia, por exemplo.

1 – Projeto Incubadora

Depois de 8 meses de trabalho intenso, discussões enriquecedoras, processos de criação se misturaram, confundiram, clarearam e materializaram-se nessa primeira fase da exposição que teve início no dia 14/10/2010 na Galeria Olido. Nesta data aconteceu um debate com todos os participantes do projeto e as pessoas que foram para conhecer a exposição, conversar, prestigiar. Amigos queridos passaram por lá e novas questões começaram a surgir imediatamente. A proposta era: dia 14/10 debate para instigarreflexão sobre a “curadoria”/pesquisa ali apresentada pelo grupo e gerar uma remodelação da exposição, com base nisso, que terá abertura oficial dia 28/10/2010 lá na Olido. Então que ainda não viu a exposição inacabada pode conhecer até dia 27/10, aproveitem, comentem, critiquem.

3 – 2º Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo

Pois é começou dia 20 de outubro sob o tema Fora de Casa Fora do Eixo / Exílios e Migrações na Fotografia, no Itaú Cultural (SP) e permanece com programação intensa até o dia 24/10/10. Durante o período grandes nomes da fotografia estarão presentes para debater questões que envolvem o tema em mesas, entrevistas, leituras de portfólios e workshops. Temos tentado assistir aabsolutamente tudo, salvo quando a física impede de estarmos em dois lugares ao mesmo tempo. Para que não foi ou não poderá ir todas as entrevistas e debates estão disponíveis no blog do Fórum Virtual, assim como a possibilidade de transmissão simultânea ao vivo. Eu e Felipe tivemos a felicidade de participar de dois workshops, eu o do Juan Antonio Molina (A Curadoria como (in) disciplina) e o Felipe o do Alec Soth (sobre Fotolivros), sobre os quais comentaremos com mais calma em breve.

 

3 – Monografia

Redigi minha monografia, sob orientação do Prof. Dr. Edmilson Felipe da Silva, sobre o banal. Intitulada “Narrativas do Óbvio: Fotografias do Banal”, fala sobre o conceito de banal na fotografia, numa retrospectiva na história focando alguns autores que se dedicaram de alguma forma ao seu uso como Atget, Sander, Eggleston e os Becher, no primeiro momento. No segundo momento da monografia o deadpan foi eleito como uma nova estética para esse banal, assim o badalado Alec Soth e a incrível Rineke Dijkstra foram estudados para tentar compreender um pouco dessa questão no contemporâneo. Em breve (quando o resultado sair) publico o PDF.

Em novembro teremos uma surpresa aqui no modobulb, fomos convidados para colaborar como editores de um blog muito importante sobre fotografia no Brasil, por um mês. Por enquanto, ainda é segredo, mas novembro será ainda mais movimentado.

É isso. Aproveitem! Um abraço, Lua e Felipe.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: