modobulb

Nami, de Syoin Kajii

Posted in fotógrafos, livros by modobulb on March 29, 2011

Em tempos de tsunami é impossível não lembrar da série Nami do fotógrafo Syoin Kajii. Kajii é um fotógrafo e monge budista que passa horas pacientemente fotografando ondas na costa da Ilha de Sado, no Japão, onde vive.

Essas fotografias compõem o livro intitulado Nami, seu livro de estréia, que foi publicado pela Little More (Japão), em 2004 .

Tivemos o prazer de conhecer Kajii de uma forma muito inusitada. Enquanto fazíamos nossa andança pelo Paris Photo, em 2010, vimos alguém absolutamente inconfundível no stand da FOIL Gallery, um jovem vestido em trajes não usuais para o que se via na ocasião. Com roupa de monge Syoin Kajii estava ali para assinar seu belíssimo livro.

Syoin Kajii na FOIL Gallery, Paris Photo 2010.

Compramos o NAMI e pedimos a Kajii que o autografasse. Como num passe de mágica e gentileza, nosso livro ficou marcado para sempre com uma assinatura que nunca esqueceremos, na mais tradicional escrita japonesa à tinta e pincel.

Esse livro é um objeto precioso como a maioria dos fotolivros japoneses e, agora, assumiu importância e significado ainda maiores com esse tão trágico acontecimento.

Imagens do livro Nami, de Syoin Kajii

Imagens do livro Nami, de Syoin Kajii

Imagens do livro Nami, de Syoin Kajii

O trabalho de Kajii transborda energia, espiritualidade e, sobretudo, paciência, que o povo japonês tem provado ser possível manter mesmo em tempos de crise.

Sobre fotografar ondas Syoin diz: “(…) they have variety of expressive faces (like fatherly power and motherly generosity).”

Apesar de dizer que não referencia diretamente suas imagens nas antigas gravuras japonesas, o trabalho de Kajii nos faz pensar sobre elas, sobre como são reais, belas e assustadoras. Esse livro e os últimos acontecimentos nos inspiram a estudar mais a fotografia japonesa, seus livros, suas peculiaridades.

Syoin Kajii – série Nami

In the Well of the Wave of Kanagawa (Kanagawa-oki namiura) from the series: Fugaku sanjûrokkei (Thirty -six Views of Mt. Fuji) (detalhe), ca. 1830-32 - Katsushika Hokusai

Syoin Kajii

Nasceu em Niigata, em 1976, onde vive e trabalha até hoje. Após graduar-se pela Koyasan University in Mikkyo (Budismo esotérico), iniciou sua carreira como fotógrafo. Em 2004, com a série de ondas da costa de Sado,  ganhou o primeiro prêmio da FOIL Gallery, pela qual é representado atualmente. Depois disso publicou o seu livro NAMI, ganhando assim o Rookie of the Year 2005, do The Photographic Society of Japan.

A revista FOAM MAGAZINE #19 / WONDER publicou esse trabalho.

Uma entrevista  no Lens Culture, aqui.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s