modobulb

The NYC Green Cart Photography Commission

Posted in fotógrafos, notícias by modobulb on April 11, 2011

Há cerca de um ano temos acompanhado na Aperture o desenvolvimento da Green Cart Commision, uma bela iniciativa que soma transformação social e boa fotografia.

Uma ação do Departamento de Saúde de Nova Iorque os Green Carts estão transformando a paisagem e a alimentação de regiões menos favorecidas da cidade. Bairros de baixa renda concentram, hoje, os piores índices de doenças geradas por maus hábitos alimentares, suas populações têm pouco acesso a verduras e frutas frescas simplesmente pelo preço que esses produtos chegam nas prateleiras das grandes cidades. O fastfood é mais rápido e barato.

Os Green Cards tentam reverter essa situação, frutas e verduras orgânicas são vendidas em carrinhos de rua a preços acessíveis. Os pontos-de-venda são gerenciados por moradores das regiões onde são instalados, promovendo a geração de renda nos bairros.

Shen Wei

Thomas Holton

Uma parceria entre o projeto, a Aperture Foudation e a Kodak possibilitou que cinco jovens fotógrafos documentassem o projeto durante dois anos. São eles LaToya Ruby Frazier, Thomas Holton,Gabriele Stabile, Will Steacy e Shen Wei.

Os fotógrafos tiveram liberdade de abordar o tema seguindo seus instintos e interesses pessoais. Todo material foi usado na divulgação do projeto não só para o público beneficiado, mas para atrair possíveis investimentos privados. Depois de dois anos todo material, agora, integra a exposição Moveable Feast: Fresh Produce and the NYC Green Cart Program em cartaz no Museu da Cidade de Nova York.

O mais interessante é notar como a visão desses fotógrafos se soma formando um panorama mais amplo do projeto e das regiões onde ele foi implementado. Will Staecey, por exemplo, como em seu “Down these Mean Streets”, explorou o problema, os fastfoods, os ambientes engordurados e degradados das lanchonetes de esquina, a publicidade e os ícones americanos que a anos vem moldando os maus hábitos alimentares da população.

Will Steacey

Will Steacey

Shen Wei, por outro lado, como em outros de seus trabalhos, tem uma abordagem mais subjetiva e meditativa sobre o tema. Wei produziu still lifes belíssimos dos produtos e embalagens vendidos nos Green Carts. A imagens de Wei transformam melancias, rabanetes, sacos plásticos e pedaços de papelão em lindas composições capazes de reforçar o potencial de transformação desses produtos.

Shen Wei

Shen Wei

Conheça o trabalho dos cinco fotógrafos aqui!

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: