modobulb

Um domingo pelo “Rio Pinheiros Vivo”.

Posted in blog, colaborações by modobulb on May 17, 2011

O grupo às margens do Ibiraporã.

Domingo, 15 de maio, foi realmente um dia para relembrarmos.

Aproximadamente 1000 pessoas em torno do Rio Pinheiros, em uma expedição histórica para reflexão e aceleração da recuperação desse rio, suas nascentes e seus córregos. Trinta grupos, coordenados por profissionais de áreas diversas, que se dispuseram a abrir mão de sua manhã de domingo em casa, para registrar esse traço de água que corta a cidade, exploraram a bacia do rio Pinheiros em toda sua extensão, buscando novos e antigos registros da sua história, sua situação sócio-político-ecológica-econômica. Essa iniciativa da Associação Águas Claras do Rio Pinheiros luta para que a recuperação do rio seja breve – seja agora -,  antes que esse duro processo de degradação seja irreversível.

Na constante da reclamação por ampliação de áreas verdes e de convivência na cidade de São Paulo, muitos paulistanos (ou não) saíram as ruas para investigar, conhecer, dissecar esse risco na cidade de São Paulo. Falo risco porque a palavra tem a capacidade de se fazer entender por duas perspectivas: a do traço, da marca, do rasgo na geografia da cidade e a do risco desse patrimônio, abandonado, se perder para sempre.

É urgente! É necessário! É obrigação de cada pessoa que respira nessa cidade e nas adjacentes sentirem culpa e responsabilidade pela estado das coisas nessa metrópole que triunfa mais, a cada dia. Às vezes sinto o terrorismo-diário-das-questões-ecológicas me nocautear antes mesmo de levantar a cabeça do travesseiro. As discussões cada vez mais frequentes, inflamadas e disseminadas em todo e qualquer meio de comunicação chamam atenção para o tema, sua importância, sua “inevitabilidade”. Seremos, mais cedo ou mais tarde, obrigados a resolver essas questões, olhar de frente e solucionar a bagunça que criamos.

Que seja antes, que seja o mais rápido possível, pois não quero mais dormir com tanto peso na consciência.

Os participantes, agora, vão dividir seus relatos no site da expedição expandindo a experiência para toda a cidade.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: