modobulb

Exposição “Recreio Borda do Campo” em imagens

Posted in exposições, projetos by modobulb on May 26, 2011

Para usar a expressão mais correta: Fechamos com chave de ouro. Depois de 1 mês e meio de exposição da série ” Recreio da Borda do Campo” , na Fauna Galeria, em São Paulo, temos a felicidade de dizer que foi uma delícia e, mais ainda engrandecedor. Trabalhamos bastante na série, no projeto expográfico, nas possibilidades de saídas para o trabalho (o que resultou no jornal publicado pela nossa editora independente).

Tivemos a chance de reencontrar amigos, dividir nosso trabalho, discutir sobre fotografia, ver as fotos na parede, olhá-las de frente.

Agora essa série volta para casa para continuar e abre espaço para pensarmos no ‘Francisco’ (fruto da viagem feita no começo desse ano pela extensão do Rio São Francisco). Para quem não conseguiu ver a exposição, publicamos aqui o texto curatorial e algumas imagens da montagem.

Gostaríamos de agradecer especialmente a Armando Prado, Caru Magano, Patrícia Cataldi e  a Marcos Vinícius Santos.

Recreio da Borda do Campo

“A presente exposição é fruto de uma investigação de mais de três anos do fotógrafo Felipe Russo sobre o Recreio da Borda do Campo, bairro localizado em área de proteção ambiental às margens da Represa Billings, na periferia de Santo André.

Felipe registra, sempre aos domingos – no dia da família, do ócio, da comunidade –, um breve cotidiano da Borda, bairro dormitório que nesse dia se enche de pessoas e de encontros possíveis. Das imagens emana a calma própria de um dia que se pode parar, mas também a melancolia de um espaço que voltará a se esvaziar na segunda-feira.

Esse espaço de onde grande parte da cidade de São Paulo tira a sua água, é também o lugar escolhido por pessoas que decidiram viver fora das adensadas periferias.

Nessa documentação pode-se ver a paisagem que se transforma com o tempo e com a ação do homem; a fronteira entre campo e cidade em eterno deslocamento; a idealização romântica do campo sendo subvertida, fazendo revelar nesse contexto de limite, entre urbano e rural, que as pessoas também são alteradas pela paisagem.

Assim, o fotógrafo pinça momentos dessa atmosfera peculiar que acalma, mas também traz estranhamento. Como diz o antropólogo Etienne Samain: “As imagens são misteriosas. Não dizem nada daquilo que sabem e, no entanto, falam demais ao nosso imaginário. Até os anjos – todo mundo sabe – tem medo delas”.” (Lua Cruz)

(!) Nesse momento a Fauna segue com sua agenda de exposições e apresenta “Dark Room”, de Carlos Dadoorian. Em breve a galeria irá lançar o seu site com um tour virtual por essa exposição e outras que estiveram em cartaz anteriormente.

2 Responses

Subscribe to comments with RSS.

  1. Thelma said, on May 26, 2011 at 7:00 pm

    Parabéns! A exposição estava linda! Sucesso!

  2. modobulb said, on May 26, 2011 at 7:11 pm

    Obrigado Thelma!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: