modobulb

Foto com gosto e a cozinha de Beaumont Newhall.

Posted in foto com gosto, livros by modobulb on June 8, 2011

Recentemente recebemos o belo livro “Beaumont’s Kitchen: Lessons on Food, life, and photography with Beaumont Newhall”. Considerado um dos 10 melhores livros de fotografia de 2009, pela Photoeye, Beaumont’s Kitchen é um livro para vida.  Newhall tem seu nome marcado como primeiro curador de fotografia do MoMA, cargo que assumiu em 1940 após realizar, em 1937, uma exposição que pela primeira vez apresentava uma retrospectiva da História da Fotografia em seus primeiros 100 anos. A exposição deu origem ao livro (catálogo) The History of Photography, hoje um clássico.

Capa de Beaumont's Kitchen, foto de Ansel Adams.

 

Beumont's Kitchen - Radius Books, 2009

Em Beaumont’s Kitchen descobrimos outra paixão de Newhall, a culinária. Beaumont colecionava livros de culinária e dizia: “nunca colecione na mesma área de sua atuação como curador”.

O livro é belíssimo e inspirador especialmente para quem não só gosta de fotografia, mas também ama comer e cozinhar. Além de receitas e belos textos, como uma carta de agradecimento de Ansel Adams depois de um jantar oferecido por Beaumont, o livro é ilustrado por belas fotografias de Berenice Abbott,  Ansel Adams, Minor White, Bresson, Paul Strand e Edward Weston, entre outros.

“Um grande chefe e um grande fotógrafo compartilham o mesmo processo intuitivo: ambos sabem quando seguir uma receita e quando improvisar. Usam livros de receita e fórmulas químicas como guias, mas realizam seus melhores trabalhos através da interpretação. Existe uma clara diferença entre uma cópia perfeita e uma cópia correta, assim como existe uma enorme diferença entre preparar uma sopa de cebola e a melhor sopa de cebola que você já comeu.”

Inspirados pelo livro resolvemos criar um espaço de conversa entre receitas e fotografias. Convidaremos alguns fotógrafos e amantes da boa cozinha para enviar uma receita e uma imagem. A imagem não deve ser só uma foto do prato pronto (como nos livros de culinária), mas sim uma imagem que nasce do sabor, dos cheiros  ou da memória provocada pela comida. Uma “Foto com gosto”!

Começamos hoje com nosso Spaghetti ao Limone :

Felipe Russo - Final de tarde no Rio, 2010.

Spaghetti ao Limone (4 pessoas)

Molho

1 lata de creme de leite

Raspa da casca de 1 limão sciliano

2 gemas de ovos caipiras orgânicos cruas

Suco de 3 limões scilianos

Parmesão ralado

Sal à gosto

2 col. (sopa) de salsinha picada para polvilhar

Preparo | Molho

Misturar todos os ingredientes exceto o suco dos limões. Reserve.

Massa

Spaghetti (para 4 pessoas)

Preparo | Massa

Prepare a massa de acordo com as instruções do pacote. Quando estiver pronta escorra, reservando parte da água do cozimento para o caso de achar que o molho ficou muito seco.

Coloque a massa em uma travessa. Misture o suco dos limões ao molho e misture o molho à massa. Se achar que está muito seco, adicione uma concha da água do cozimento, com cuidado para não inundar o seu spaghetti. Polvilhe salsinha picada por cima e sirva.

2 Responses

Subscribe to comments with RSS.

  1. Monica said, on June 9, 2011 at 2:44 pm

    Huuuummmmm…:) Deu uma vontade de comer. Acho que vou tentar hoje com este friozinho ou melhor …ZÃO. Adorei a idéia!
    Bjs Mônica

  2. modobulb said, on June 9, 2011 at 6:42 pm

    Oi Monica, que bom que você gostou! Quando tivemos a idéia logo pensamos em você! O Macarrão é uma delícia! O Rio então nem se fale.

    Beijo


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: